01 setembro, 2006

Setembro

Eis o mês em que até os míopes vêem melhor. Cada dia que passa o Sol esconde-se um pouco mais cedo, parecendo chamar a atenção daqueles que gostam de aproveitar o tempo. Convencidos pelo espírito da rentrée a vários níveis enchemo-nos inevitavelmente de uma energia que dizem ser o verão a repor. E então, "este ano vai ser diferente".

Prepara-se mentalmente a lista dos projectos. Este ano é que me vou meter naquilo, desta vez é que vou àquele sítio, agora vou mesmo mudar este hábito.

A lenga-lenga repete-se ano após ano e hoje continuo sem saber se o facto de em Outubro já só termos dez por cento daquela energia se deve à magia que só faz fotossíntese à luz de Setembro - ou ao simples reconhecimento de que não conseguimos avançar de uma vez com todos os planos que temos em mente.

Será o Verão uma ilusão? Acaso a verdade, é uma pena. Porque no Verão ficamos invariavelmente mais felizes e a verdade é que é no Inverno que damos provas do nosso valor. Como se a auto-confiança nos ajudasse a sobreviver ao frio dos dias.

Seja como for, e embora não saiba se sinto isto por Setembro se ter aproximado a um ritmo galopante (!), a verdade é que este mês é... bonito. Não fosse ele e a depressão-de-fim-de-Verão seria insustentável. E a sorte é que ele surge progressivamente. Agora que ele chegou sinto já a minha Lisboa a renascer, a alimentar-se daquilo que lhe é próprio; substituo a angústia pelo alívio quando torno a ouvir as buzinas dos cargas-e-descargas, a ficar apertada no metro em hora de ponta e a poder usufruir finalmente de alguns serviços.

Se calhar, porém, só sinto este ar renovado dentro de mim porque ainda saio à rua com os meus pés bronzeados enfiados nas havaianas.

Enfim, Setembro é um fenómeno. Só tenho pena que este ano não possa fazer planos como os que fiz em todos os outros. Ou por outra, talvez o plano que fiz - e os que fizeram por mim - simplesmente não deixe espaço para muitos mais.

9 comentários:

Rita disse...

Desejo que tenhas um bonito mês de Setembro!

Caramela disse...

viva Setembro! :) com planos ou sem eles... parece que a capital, a tua Lisboa, já está mais viva depois de Agosto e tu também.

Anónimo disse...

Este ano - apercebo-me agora - o Setembro é galopante. Adoro Setembro também. E este tem um sabor muito especial, com gostinho de medo e cargas de ansiedade incontroláveis.
Vamos ver se os planos que fizemos dão frutos e nos fazem adorar ainda mais este restinho de Verão que não tarda acaba.
Beijo enorme enorme enorme tanita*
Vou sentir taaaaantooooo a tua falta miúda:(

Anónimo disse...

Ah, mas Setembro contem ainda 21 dias de Verão! É certo que não é aquele "Verão Verãããããããão"...mas é Verão! "Um dia a Vera verá que todos eles verão que o Verão só é Verão quando...todo o mundo anda de calção"
Resumindo e concluindo: que "setembres" da melhor forma possível, e que o Inverno (que lá nas Germânias é fachavor!) te possibilite a efectivação dos teus planos! Entretanto podes ir setembrando ali no RIC, que lá é summer-hits o ano todo :)
Beijinhos

Vida disse...

;) Setembro vai ser O NOSSO MES! de mudança.. de muita coisa boaa e nova! E o melhor ? O que vem por ai, o pós-setembro..! hehe mil beijinhoss da tua Tangie *

Anónimo disse...

...Adoro-te...

ARN disse...

Setembro é o meu mês favorito, por isso mesmo, por voltar aos ritmos decentes e deixar para trás os ritmos bons, mas fúteis, das férias. Quanto a ti, n te estou a perceber, caso n tenhas percebido este é o setembro c mais planos de sempre, pensa nisso!BJ***

ARN disse...

Setembro é o meu mês favorito, por isso mesmo, por voltar aos ritmos decentes e deixar para trás os ritmos bons, mas fúteis, das férias. Quanto a ti, n te estou a perceber, caso n tenhas percebido este é o setembro c mais planos de sempre, pensa nisso!BJ***

Anónimo disse...

Talvez finalmente percebas como não há nada melhor do que não ter planos...***gmdt