23 setembro, 2006

Erste Augenblick (primeira impressao)

Sem estores no quarto, acorda-se a ver os predios frios e o ceu cinzento. Assustadora sensacao. (no teclado alemao nao ha "til" nem "c cedilha"). Arrepios fortes quando sobe a cabeca a consciencia de que estou a muitas milhas de casa.
É verdade. Eles andam na rua com ar serio e frio. Eles comem muita fast food, nao tem muito calor e nao usam guardanapos à mesa. Mas há quem passe os sinais vermelhos, sobretudo os jovens. Tambem comem muitos molhos, tanto que eu resolvi comer um molho à colher que estava numa tigela a julgar que era sopa. Só depois de a tigela estar vazia é que percebi que era molho para a carne.
Organizados, mas mil vezes mais burocráticos. Há uma pessoa para receber a inscricao, na mesa ao lado explicam-me os transportes, na seguinte o programa e noutra sala o pagamento - com uma Frau para eu assinar um papel e outra Frau para entregar o dinheiro.
Mas sim, há muitos estudantes aqui. Muita história. E muitos estrangeiros. Muitos edifícios bonitos e outros em obras. Faz lembrar Portugal. Mas há muitas bicicletas, porque tudo é plano, coisa que na minha Lissabon nao há.
Conheci alemaes que nesse primeiro encontro nao me olharam nos olhos, e no segundo já disseram "Hallo". De qualquer maneira cumprimentam-se com abracos ou apertos de mao e olham espantados quando cumprimento as duas portuguesas que cá há com dois beijinhos.
Os precos sao como em Lisboa. A casa é fofa, sinto-me responsavel pelo meu espaco e gosto de desfrutar dele.
Há uma ansiedade gigante por parte dos 100 Erasmus que já cá estao em ter a internet disponível rapidamente. É compreensível por que é que hoje em dia faz-se mais Erasmus. Há mais formas de comunicacao.
A Família faz falta.
E percebemos agora por que é que os outros Erasmus levam tanto tempo a dar notícias. O tempo passa devagar, mas ao mesmo tempo nao estica para tudo o que é preciso fazer.
E ao mesmo tempo ainda falta tanto para fazer, pensar e... sentir.
Boa sorte para voces todos que também por aí "andam".

9 comentários:

Anónimo disse...

ehehehe

foi com muita alegria que leio um post novo da minha pequena. Confesso que desde que partiste, diariamente (mais que uma vez por dia) visito o teu blog com esperança de avistar alguma novidade. Espero ansiosa porque quero saber noticias tuas e também pq quero acompanhar o mais perto possivel td a evolução que irás viver.
É giro como no inicio o espirito de jornalista fica ao rubro. Parados, analisamos tudo o que nos rodeia. Comentamos como "eles" são diferentes e ao mesmo tempo tão iguais. Criticamos. Elogiamos. E é neste momento que começamos a enriquecer, a nos ambientar, a considerar aquele como também nosso espaço.
Confesso que como amiga (e com este sentido maternal que me percebe)ainda não estou descansada. Tal como tu tenho receios. Mas ao menos espero que fiques contente por estarmos juntas, pois mesmo distante (mais uma vez) estarei perto, partilhando todas as tuas subidas e descidas.
De qualquer modo, tiro um balanço positivo da primeira semana, por isso....estou felizz!!! :D

Caramela disse...

Não esperava um post teu tão cedo, apesar de todos os dias por aqui passar á espera de algo novo.
É um país diferente, pessoas diferentes, hábitos diferentes mas rapidamente te hás-de habituar -sinal claro disso é comeres molho da carne a pensar que era sopa (?!?!hahaha).
Pelo menos é isso que te desejo.
Boa sorte aí na Deutschland, faz dessa a tua nova casa temporária, e não estarás tão longe da família como pensas, ela vai no coração e como muito bem dizes, hoje em dia há novas formas de comunicação, e viva a Internet!

Rita disse...

Hehehe...a sopinha era boa?! Boa sorte e vai dando notícias! Beijocas

Chicotadas disse...

Hola chica!
Aquí por Salamanca tampoco se tiene tiempo para hacer todo, pero lo más importante és intentar, porsupuesto!
Agora em português: tenho uma amiga aqui que é alemã, de nome Pia...agora imagina-me a explicar-lhe que significa o seu nome em português, lol! e ontem conheci um alemão, o Max, que depois de acabar engenharia anda a dar uma volta sozinho por espanha, era meio maluco, mas porreiro!
enfim...pequenas novidades que também vou tentar passar p´ra escrito,mas até la n queria deixar de te mandar UN BESO MUY GRANDE e dizer que estamos sempre juntos, juntos nesta aventura;)
Hasta luego!

Anónimo disse...

Aproveita tudo!!
Diverte-te muito!!
E depois conta!!!
Beijinhos grandes

Anónimo disse...

...saudades...

ARN disse...

linda, q bom saber de ti, saber q ja conheces e sabes issi td, saber q t sentes responsavel pelo teu espaço... gostava d escrever mais, mas parti um dedo, e n dá jeito (foi a saltar ao eixo...enfim, uma vergonha)bj enorme

Anónimo disse...

partiste um dedo chefe??Tadinha! Agora dona Débora, gostei mto da dexcrição ,sem dúvida. Sempre adorei isso em ti, a maneira como conseguimos ler o que escreves com os olhos que vês! Mi piace****Vai dando notícias!

Catarina disse...

Minha alemãzinha...:)
Estou de novo em lisboa e sabe bem chegar e ter notícias de todas vocês por terras desconhecidas, ou não:P
Vais crescer, já te sinto um pouco mais...e no fim, vais saber o quão bom é ser corajoso e partir...sem saber o que nos espera.
Sinto a tua falta.
(Passei hoje por tua casa e depois é que me lembrei...ela não está cá...mas sei que tás bem melhor aí!)